Ecopista entre Póvoa de Varzim e Famalicão estará pronta em 2012

2014-12-17

A autarquia da Póvoa de Varzim abriu esta semana o concurso para a construção da ecopista que vai ligar esta cidade a Famalicão, devendo a infra-estrutura estar a funcionar no Verão de 2012, avançou o vice-presidente da autarquia.

A ecopista representa um investimento de cerca de três milhões de euros e vai percorrer o antigo canal ferroviário que ligava as duas cidades, sendo financiada, em 75 por cento, pelo Fundo do Turismo, através das contrapartidas da zona de jogo.

O concurso público internacional foi agora lançado e a autarquia prevê que as obras comecem “em Setembro”, disse Aires Pereira.

São 18 quilómetros de ecopista (ciclovia) que foram projectados pela Câmara da Póvoa de Varzim, mas está garantido que a via terá, nos dois municípios, a mesma sinalética e linguagem para que todo o traçado fique uniforme.

A ecopista era “há muito desejada pelos dois municípios”, porque é um percurso “onde se pode desfrutar da natureza, sendo excelente para a prática desportiva”, como adiantou recentemente Macedo Vieira, presidente da Câmara da Póvoa.

Foi no dia 7 de Agosto de 1878 que foi aberto o caminho-de-ferro que ligava a Póvoa de Varzim às Fontainhas, um lugar da freguesia de Balasar, percorrendo todo o interior do município poveiro, estendendo-se, posteriormente, a Famalicão. A linha acabaria por ser desactivada em 1995 devido não só à falta de investimentos ao nível da modernização mas também a um acidente grave onde se registaram cinco mortos e mais de duas dezenas de feridos. O acidente ocorreu na manhã do dia 29 de Maio de 1994, no Lugar da Granja, freguesia de Rates, na Póvoa de Varzim, quando um comboio chocou com um autocarro de passageiros numa passagem de nível sem guarda.

Cerca de um ano depois, a linha foi encerrada.

Fonte: Lusa